A reconstrução do complexo aréola-papilar, é complemento fundamental da cirurgia de reconstrução mamaria pós-mastectomia, e a reconstrução do mamilo (o bico da aréola) deve ser reconstruído num primeiro tempo, por técnicas cirúrgicas diversas, como retalhos locais, enxerto de mamilo contralateral entre outros… e apenas após a cicatrização total dessa reconstrução ou pela liberação medica, é possível realizar a dermopigmentação no local, mas se não foi possível reconstruir esse mamilo de forma cirúrgica, a avançada técnica de desenho realista da dermopigmentação feita com luz e sombra, permite um resultado excelente de ilusão de volume e rugosidades de um mamilo real.
“ Sendo uma boa alternativa ao tradicional enxerto de pele de região inguinal, cuja coloração final é imprevisível. A dermopigmentação é o procedimento de eleição em diversos centros de reconstrução mamaria. ” (ROCA, MAURICIO DE MAIO; TRATADO DE MEDICINA ESTETICA, P.1377, SEGUNDA EDIÇÃO,2011)
O procedimento geralmente necessita de duas sessões, devendo-se respeitar um período de dois a três meses entre as sessões. Mas quando realizado sobre áreas cicatriciais, pode requerer a necessidade de novas sessões, justamente porque a retenção de pigmento nessas áreas é menor.
O resultado final pode ser permanente ou apresentar um clareamento tardio, necessitando de nova aplicação após cinco ou dez anos em média, vai depender muito de como foram os cuidados no pós imediato e a longo prazo após cicatrizado.
Para prevenir a alteração na coloração, hidratantes devem ser utilizados diariamente, e filtros solares quando exposta ao sol ou a ambientes muito quentes.
Uma das maiores dúvidas que recebo é quanto a dor durante o procedimento. E o que eu posso relatar diante de inúmeros atendimentos de pacientes que realizo a reconstrução total de aréola, é que não se sente dor nenhuma. E para os casos em que vai realizar algum tipo de complemento e refinamento na aréola já existente no local, é raro sentir algum incomodo, mas caso venha a sentir, é aplicado um anestésico tópico muito eficaz no local fazendo com que o processo seja totalmente confortável.
A dermopigmentação paramédica em Aréolas, oferece um trabalho de resgate de autoestima e feminilidade para mulheres que sofreram com a perda da Aréola após o diagnóstico de câncer de mama, e até mesmo para mulheres e homens que apresentaram necrose ou falhas nas aréolas com a cirurgia plástica, e esse trabalho ganhou muita importância quando médicos cirurgiões perceberam que com essa técnica evitariam o retorno das pacientes para o bloco cirúrgico.
Levando em consideração a grande quantidade de diagnósticos de câncer de mama e cirurgias estéticas realizadas, temos um mercado de trabalho que demanda profissionais especialistas e capacitados no assunto.