Quando a pele sofre trauma, sendo este por acidente, cirurgia ou doença, o processo natural de reparação da pele resulta na formação da cicatriz. Considerando o incômodo que pode se tornar, não apenas pela parte estética, mas também pelas memórias que a cicatriz pode remeter.
Nesse caso é de suma importância realizar uma anamnese para conhecer o histórico dessa cicatriz, como ela foi cuidada durante a sua cicatrização e se foi submetida a algum tipo de tratamento.
E sim, para algumas cicatrizes é necessário realizar o tratamento para otimizar a qualidade daquele tecido cicatricial, onde algumas vezes encontramos mais aderência (mais rigidez na cicatriz), hipertrofia que precisa ser nivelada ao nível da pele saudável, coloração avermelhada ou escura, flacidez, largura e etc..
E após esse processo, se ainda for necessário, a camuflagem de cicatriz entra coroando junto a este protocolo agregando mais ao resultado, diminuindo o aspecto do contraste da cor se ela ainda for existente.
E tem casos em que a cicatriz já tem uma ótima qualidade onde não é necessário passar pelo protocolo de tratamento antes, sendo já liberada para a camuflagem.
A técnica tem como objetivo camuflar a cicatriz na região promovendo o bem-estar e aumento da autoestima, ela é uma grande aliada de muitas cirurgias plásticas, porém necessita de grande cautela para ser executada no tempo certo que é após um ano da cirurgia realizada.
Dependendo de como é cuidada no dia a dia essa camuflagem, ela pode vir a precisar de uma manutenção dentro de 4 a 5 anos, variando algumas vezes para mais.
A dermopigmentação paramédica em Aréolas, oferece um trabalho de resgate de autoestima e feminilidade para mulheres que sofreram com a perda da Aréola após o diagnóstico de câncer de mama, e até mesmo para mulheres e homens que apresentaram necrose ou falhas nas aréolas com a cirurgia plástica, e esse trabalho ganhou muita importância quando médicos cirurgiões perceberam que com essa técnica evitariam o retorno das pacientes para o bloco cirúrgico.
Levando em consideração a grande quantidade de diagnósticos de câncer de mama e cirurgias estéticas realizadas, temos um mercado de trabalho que demanda profissionais especialistas e capacitados no assunto.